Domingo, 14 de fevereiro a partir das 6h, pelas ruas da Web
Cordão do Boi Louco - Neocities - em construção :-)
Na noite do Dia das Bruxas de 2020, vi uma Luz. Segui Suas orientações e procurei me aproximar d'Ela; através de Seus ensinamentos, que não vieram em forma de palavras nem de imediato, descobri que minha vida já caminhava para a tarefa que me foi explicitamente confiada ontem: canalizar o espírito do Carnaval, como me foi transmitido ao longo de incalculáveis horas de contato com a egrégora do Boi Tolo e a Corrente 021, para as ruas da Web.
"Por aqui o Carnaval é gira de caboclo. Os entrudos, corsos, batalhas de confetes e flores, a festa da Penha, as rodas de capoeira, os bailes, blocos, rodas de pernada, ranchos, cordões, grandes sociedades, bailes de mascarados e escolas de samba foram os espaços de invenção da vida no precário e viração da morte em alegria e arte.
A festa é espaço de subversão de cidadanias negadas. Inventou-se na rua a aldeia roubada nos gabinetes. Disciplinar a rua, ordenar o bloco, domesticar os corpos, sequestrar a alegria e enquadrar a festa, por sua vez, foi a estratégia dos senhores do poder na maior parte do tempo. O Carnaval é seminal para que se entenda o Brasil."
(Luiz Antonio Simas: Todas as vezes que tentaram proibir ou adiar a festa, o fuzuê foi ainda maior - O GLOBO Cultura)
O Carnaval é inadiável. Vocês já estão sentindo. Em tempos sindêmicos é urgente explorarmos novas maneiras de o vivermos em distanciamento social.
Carnaval não é bagunça; tem um jeito, tem um método. O que nós vemos nas avenidas e nas ruas não é o caos; é conhecimento ancestral, acumulado pela verdadeira elite cultural do nosso país. Os tambores falam e o faiscar da purpurina é somente o reflexo da luz que emana das Escolas, dos blocos, dos furduncinhos.
Em todo Boi, Afoxé, Fanfarra, presta-se reverência e evoca-se a memória de cada insurreição, cada quilombo, cada roda de samba, cada bailão; se você se entregar para a folia e respeitar as entidades que ali trabalham, é possível ouvir no coração da bateria o canto ensurdecedor do povo desta terra.
Abram alas ou misturem-se no bonde, que o Boi Louco vai passar. Ele não está manifestado, mas já escuto os sinais. Os Mestres Secretos da Folia já se estão se movimentando para que o bloco seja posto na rua, e que com a pureza das Crianças e a benção dos Orixás se multiplique e banhe as ruas das Redes com o nosso Axé.
Obras usadas na imagem:
- via Wikimedia Commons:
- Unicode script proposal for Basic Egyptian Hieroglyphs - Nohat . Vectorization: Chabacano, Public domain
- Emoji One, CC BY-SA 4.0
- Bunch of grapes, icon Jean Victor Balin, CC0
- 3623 metallic star background - christmashat CC BY 3.0 Unported
- Imagens do Banco de imagens Pixabay
- Hook - Banco de imagens PNG Repo, CC0
- Robot - Banco de imagens SVG Repo, CC0
- Monstrinhos feitos com o visual hash MonsterID, feito por Andreas Gohr